GAECO desarticula esquema criminoso no setor funerário de SC; veja imagens
O objetivo do esquema seria formar um monopólio regional, dificultando a entrada de novas empresas do ramo
• Atualizado
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou a Operação “Cortejo” na manhã desta quinta-feira (28), afim de investigar um esquema criminoso no setor funerário em Chapecó e Nova Erechim. A ação resultou em dois mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em residências e empresas do setor.
Leia Mais
A ação visa combater crimes contra a ordem econômica, extorsão e organização criminosa no mercado funerário do Oeste Catarinense.
As investigações apontam que dois empresários do ramo funerário adotavam práticas violentas, como extorsão com o uso de armas de fogo, para eliminar a concorrência e controlar os preços do mercado.
Segundo o GAECO, o objetivo seria formar um monopólio regional, dificultando a entrada de novas empresas do ramo e prejudicando a livre concorrência.
Os mandados judiciais, expedidos pela 2ª Vara Criminal e pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, começaram a ser cumpridos ainda na tarde de quarta-feira (27).
A operação foi acompanhada pela Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) e tem como foco assegurar que o mercado funerário funcione de forma ética e justa, garantindo serviços dignos e acessíveis às famílias enlutadas.
Operação “Cortejo”
O nome “Cortejo” faz alusão ao serviço funerário e reforça a necessidade de respeito e transparência em um setor tão sensível. Segundo o GAECO, práticas como essas exploram a vulnerabilidade emocional e financeira das famílias, impactando a qualidade e os custos dos serviços oferecidos.
A investigação segue sob sigilo, e mais informações poderão ser divulgadas assim que os autos forem tornados públicos.
Sobre o GAECO
O GAECO, que reúne forças como o Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Receita Estadual, entre outros órgãos, mantém o compromisso de combater crimes que afetam a sociedade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO