Caso de maus-tratos: filhote com doença severa é resgatado ao lado de cão morto em SC
O animal foi encaminhado para atendimento veterinário onde foi constatado através de exame que possuía anemia severa, desidratação e infestação de parasitas
• Atualizado
Um homem foi preso por maus-tratos na manhã da última quarta-feira (14), no bairro Reta, em São Francisco do Sul. Segundo o Grupo de Operações e Resgate (GOR), havia um cão morto junto com outro filhote ainda vivo na frente de uma residência.
No local, foi constatado que os animais pertenciam ao morador da residência. Ele alegou que a cadela havia dado cria a cinco filhotes, entretanto os animais estavam morrendo aos poucos.
De acordo com o GOR, o homem não apresentou comprovações de atendimento veterinário. Diante dos fatos, ele foi preso pela Polícia Militar (PM), que também foi acionada, e conduzido até a Delegacia de Polícia de Joinville onde permanece a disposição da justiça.
Cão resgatado com anemia severa
O animal foi encaminhado para atendimento veterinário onde foi constatado através de exame que possuía anemia severa, desidratação e infestação de parasitas.
“A equipe segue realizando o tratamento do cão e torcendo pela sua rápida recuperação”, disse a GOR.
Maus tratos contra cães e gatos; o que diz a lei
O criminoso deve responder pelo crime de maus-tratos a animais conforme prevê a Lei 9.605/98 no seu Art 32.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
Estagiária sob supervisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO