Família negra é alvo de comentários racistas após publicar vídeo vestindo traje da Oktoberfest
A organização da festa repudiou os comentários.
• Atualizado
A organização da 37ª Oktoberfest e o Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt repudiaram comentários contra um homem e sua enteada, ambos negros, por conta de um vídeo onde vestem um traje típico da festa. O vídeo, publicado na rede social TikTok, recebeu comentários racistas. Internautas questionaram e atacaram a dupla: “A Oktober não é lugar deles” escreveu uma das pessoas. “Estão comemorando a oktoberfest porque? Vocês não são descendentes de alemão”, disse outra. Entre outros comentários com ataques.
Hildebrandt publicou um vídeo repudiando os comentários e frisando que “a Oktoberfest de Blumenau não tem cor”. O prefeito se encontrou com a família, que é de Blumenau, e gravou um vídeo.
“É feita para blumenauenses, como o Márcio e a Penélope, e para todos os que nos visitam e escolhem Blumenau como sua. Todos são bem-vindos e a mistura de raças e cores é o que torna nossa festa e nossa Cidade ainda mais bonita! Não ao preconceito, não ao racismo e sim a tradição, a cultura, a festa, a alegria e ao retorno da nossa amada Oktoberfest”, escreveu o prefeito na legenda do vídeo.
Após a repercussão, muitos internautas fizeram comentários positivos, para apoiar e defender a família.
Confira o vídeo
A organização da 37ª Oktoberfest repudiou os ataques, por meio de nota.
Nota de Repúdio
A Organização da 37ª Oktoberfest repudia qualquer tipo de discriminação seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade. Acreditamos ainda que a festa seja um lugar de confraternização, alegria e respeito, que não tem cor.
Comentários racistas aconteceram no domingo, após a postagem de um vídeo no tiktok, onde o rapaz junto com sua enteada, postaram um vídeo (antes/depois), com o traje da Oktoberfest e eles na festa. Por conta de serem negros, várias comentários racistas como “A Oktober não é lugar deles” “Estão comemorando a oktoberfest porque? Vocês não são descendentes de alemão” estavam na publicação.
A Organização da festa destaca que a Oktoberfest está aberta aos turistas e visitantes, buscando receber todos da melhor maneira possível. Com isso, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem-vindas e devem ser punidas dentro da lei.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO