Cotidiano Compartilhar
Interditada

Exército Brasileiro vai construir ponte provisória entre Itapema e Porto Belo 

A prefeitura de Itapema chegou a decretar situação de emergência devido a situação da ponte interditada

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Imagem Ilustrativa: Prefeitura de Itapema | Divulgação
Imagem Ilustrativa: Prefeitura de Itapema | Divulgação

Durante uma reunião nesta terça-feira (21), em Brasília, o governador Jorginho Mello e o chefe do departamento de engenharia e construção do Exército Brasileiro, General Viana, firmaram uma colaboração para a construção de uma ponte provisória sobre o Rio Perequê, entre os municípios de Itapema e Porto Belo. Atualmente a ligação está interditada.

O pleito havia sido tratado nesta segunda-feira (20) entre o deputado estadual Emerson Stein e representantes de Porto Belo, Itapema, da Defesa Civil estadual e do Instituto do Meio Ambiente em uma reunião com o governador. Após, o governador Jorginho Mello foi a Brasília e obteve resposta sinal positivo do apoio do exército.

Agora, técnicos da 5ª região do exército, responsável por Santa Catarina, irão até o local da ponte interditada e iniciarão os trabalhos para a instalação da nova estrutura, que deve ficar instalada durante seis meses, até a construção de uma nova passagem. Com isso, o tráfego, que hoje está totalmente fechado na região, será liberado. A prefeitura de Itapema chegou a decretar situação de emergência devido a situação da ponte interditada.

Ponte do Rio Perequê foi interditada

A Ponte do Rio Perequê foi totalmente interditada e a partir de sábado (18), ficando impedida a passagem de qualquer tipo de veículo, pedestres ou ciclistas. O anúncio foi realizado pelas prefeituras de Itapema e Porto Belo, após um novo parecer técnico emitido pela Defesa Civil Estadual.

A interdição foi realizada devido ao agravamento do estado estrutural da ponte, que comprometeria a segurança da população. A decisão resulta na declaração de emergência para os municípios, determinada no Decreto nº 3228/23 por Porto Belo e 024/23 por Itapema. Placas de sinalização serão colocadas na região de acesso à ponte, bem como barreiras de contenção de passagem.

Ao longo do tempo os Municípios de Itapema e Porto Belo foram tomando medidas preventivas, considerando a importância do acesso, como limitação de altura, peso e tipo de veículo. Ao total, sete laudos já foram emitidos informando o possível colapso da ponte.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.