EUA: suprema corte decide a favor de direito ao porte de armas em público
Decisão ocorre após dois tiroteios em massa no país
• Atualizado
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (23) que os americanos têm o direito de portar armas em público, derrubando uma lei de Nova York que exigia permissão para portar arma de fogo, mesmo que guardada, em público.
A decisão acontece em um momento em que o país debate o acesso a arma de fogos após dois tiroteios em massas, no Texas e em Nova York, deixarem mais de 30 mortos, e deve afetar diretamente meia dúzia de outros estados populosos do país.
Espera-se que a decisão de 6 a 3 dos juízes permita que mais pessoas carreguem legalmente armas nas ruas das maiores cidades do país.
É a primeira decisão importante sobre armas em mais de uma década. Um dos juizes que votou a favor da decisão disse que a a Constituição protege “o direito de um indivíduo de portar uma arma para autodefesa fora de casa”.
“Nós não somos o problema”, disse Tom King, da New York State Rifle and Pistol Association, o autor do caso que foi para o tribunal superior.
“O problema são os criminosos e malfeitores no estado e os políticos têm que aprender isso e eles têm que se esforçar para resolver o problema do crime no estado de Nova York, não o problema das armas, porque não haveria um problema com armas se não fosse pelo crime.”
* Com informações da Associated Press
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO