ENTENDA: O que se sabe até agora sobre a tragédia com balão em SC
O SCC10 reuniu os principais detalhes e organizou a cronologia do acidente que resultou em oito mortes em Praia Grande (SC); entenda passo a passo como a tragédia aconteceu.
• Atualizado
Uma tragédia aérea chocou o Sul de Santa Catarina na manhã de sábado (21), quando um balão de turismo pegou fogo logo após decolar com 21 pessoas a bordo, em Praia Grande. O passeio, que deveria durar cerca de 45 minutos, terminou em apenas quatro, com oito mortos e treze sobreviventes. A seguir, veja a cronologia do acidente e o que se sabe até o momento.
O que aconteceu
- O balão decolou por volta das 7h da manhã, com 21 pessoas incluindo o piloto para um voo panorâmico oferecido pela empresa Sobrevoar Serviços Turísticos.
- Poucos minutos após subir, as chamas começaram, segundo depoimentos colhidos pela Polícia Civil.
- O extintor a bordo não funcionou, conforme relato do piloto às autoridades.
- O balão perdeu altitude e se aproximou do solo.
- Quando estava próximo ao chão, 13 pessoas incluindo o piloto conseguiram saltar.
- Com a redução de peso, a estrutura voltou a subir.
- Quatro vítimas pularam e morreram com o impacto.
- As outras quatro pessoas permaneceram no cesto e morreram carbonizadas.
- O chamado aos bombeiros foi registrado às 8h21.
Causa do incêndio
Segundo a investigação preliminar, o fogo teria sido provocado por um maçarico usado para inflar o balão. O delegado responsável pelo caso, Tiago Luiz Lemos, confirmou que esse é um equipamento comum nesse tipo de operação. A Polícia Científica e outros órgãos de segurança trabalham na perícia. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) acompanha o caso.
Extintor falhou
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que o extintor presente no balão não funcionou, impedindo a contenção das chamas:
“Segundo o que foi identificado, o extintor não funcionou e não foi possível apagar [o fogo]. O balão acaba ficando leve em razão da saída dessas pessoas e sobe novamente”, disse Gabriel.
Vítimas e sobreviventes
- 8 pessoas morreram, sendo quatro ao saltar e quatro carbonizadas no cesto.
- 13 pessoas sobreviveram, entre elas o piloto. Cinco delas foram levadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, mas já receberam alta.
- Entre os passageiros, estavam mãe e filha, um patinador artístico, um oftalmologista e dois casais.
Clima e condições de voo
Apesar do tempo firme na hora da decolagem, havia previsão de instabilidade climática na região, o que também será apurado pelas autoridades. A investigação deve analisar se as condições meteorológicas influenciaram ou agravaram o acidente.
Sobre a empresa
A Sobrevoar Serviços Turísticos atua no setor desde setembro de 2024 e possuía autorização da prefeitura de Praia Grande para operar. Segundo a empresa, todos os protocolos exigidos pela Anac foram seguidos e não havia registros de acidentes anteriores.
Em nota, a empresa afirmou:
“Trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas da Anac. Infelizmente, mesmo com todas as precauções e com o esforço do piloto, sofremos com essa tragédia.”
Todas as atividades da empresa foram suspensas por tempo indeterminado, como forma de respeito às vítimas e à comunidade.
O que ainda falta esclarecer
- As investigações seguem em andamento e devem apontar:
- O que causou o incêndio de forma exata;
- Por que o extintor não funcionou;
- Se havia falha mecânica ou negligência operacional;
- E se o clima teve influência no acidente.
A perícia técnica, conduzida por órgãos especializados e acompanhada pela Anac, será crucial para esclarecer as causas e responsabilidades dessa tragédia.
ANAC lamenta e diz que investigará
Em pronunciamento a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou profundamente o acidente com o balão tripulado de ar quente ocorrido em Praia Grande, e prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
Também afirmou que está adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e da tripulação. “A Anac acompanha os desdobramentos das investigações.” anunciou.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO