Eletrodoméstico pega fogo em residência; saiba os cuidados para evitar sobrecarga na rede
Cuidados são necessários para evitar a sobrecarga na rede elétrica.
• Atualizado
Duas lavadoras de roupa pegaram fogo em uma residência de Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi na tarde desta quarta-feira (18).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma senhora relatou que ao olhar para uma das máquinas, ela estava pegando fogo e, incendiou a outra que estava ao lado. Ainda de acordo com o CBMSC, foram utilizados 50 litros de água para combater o incêndio.
Os bombeiros ainda informam que a possível causa do incêndio foi a sobrecarga na rede, visto que a tomada estava derretida. A rede elétrica não foi afetada, pois já estava desligada.
Este caso, em Camboriú, assim como vários outros já relatados, reacendem o alerta para o cuidado que devemos ter em relação as tomadas, fiação e rede elétrica.
Confira dicas para evitar sobrecarga na rede elétrica
- Não utilize a mesma tomada para ligar vários equipamentos
Os famosos “Ts” também são perigosos! É um hábito que a maioria das pessoas têm, mas, que podem causar problemas. As tomadas são dimensionadas para atender determinada capacidade e acabam precisando suprir demanda de energia que não suporta, causando sobrecarga elétrica.
- Confira a voltagem e a capacidade da rede elétrica
É indispensável entender qual a capacidade elétrica do imóvel, ou seja, até que ponto a instalação elétrica suporta aparelhos ou equipamentos muito potentes. Além disso, em Santa Catarina, por exemplo, a voltagem da rede é 220 volts, é importante sempre conferir a voltagem dos produtos no momento da compra.
- Compre equipamentos adequados e com Selo PROCEL
Na compra de produtos novos, é importante realizar uma pesquisa apurada nos equipamentos, dê preferência para os que tenham alta eficiência, baixo consumo de energia e verificar o Selo PROCEL, de preferência por modelos com classificação ‘A’.
- Não ligue diversos equipamentos ao mesmo tempo
Outra situação famosa é manter vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Um erro comum é deixar alguns eletrodomésticos ligados na tomada e sair de casa, como: ventiladores, máquinas de lavar roupas e torradeiras.
- Realize uma reforma nas instalações elétricas
Lâmpadas que piscam ao ligar outros equipamentos, estalos constantes em nobreaks ou estabilizadores, aquecimento nos cabos ou disjuntores, mau funcionamento ou queima frequente de determinados aparelhos, são alguns dos sinais físicos que podem indicar a necessidade de manutenção ou reforma elétrica. Fique ligado!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO