Segurança Compartilhar
Mais de 100 golpes

Criminosos disfarçados de motoboy causam prejuízo de R$300 mil em SC

Em dezembro de 2024, um dos suspeitos foi preso em flagrante ao tentar aplicar o golpe em uma policial penal

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Polícia Civil
Imagem: Polícia Civil

Um golpe que fez mais de 100 vítimas em Santa Catarina e causou um prejuízo de R$ 300 mil levou dois homens à prisão nesta quarta-feira (12), em Itajaí. O crime, conhecido como “Golpe da Entrega de Flores” ou “Golpe da Maquininha”, enganava principalmente mulheres no dia de seus aniversários. A operação foi conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE) do Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DIC), com apoio da DIC de Itajaí e da 85ª Delegacia de Polícia de São Paulo.

Como funcionava o golpe

Os criminosos se passavam por uma floricultura famosa e informavam à vítima que ela havia sido presenteada com um buquê de flores. Para receber o suposto presente, era cobrada uma pequena taxa na entrega. O motoboy, integrante do grupo, utilizava uma máquina de pagamento adulterada, que realizava compras no cartão da vítima sem que ela percebesse. Muitas vezes, ao ver mensagens de “erro” na tela da maquininha, as vítimas tentavam passar outros cartões, ampliando ainda mais o prejuízo.

Prisão e investigação

Em dezembro de 2024, um dos suspeitos foi preso em flagrante ao tentar aplicar o golpe em uma policial penal em Joinville, mas foi solto com tornozeleira eletrônica, que ele retirou no início de 2025. A Delegacia de Estelionatos de Joinville constatou que ele já havia cometido vários golpes na cidade, levando a Justiça a decretar sua prisão preventiva.

Na terça-feira (11), os policiais foram até São Paulo para cumprir o mandado de prisão, mas descobriram que o suspeito havia retornado a Santa Catarina para continuar aplicando os golpes. No dia seguinte, ele foi localizado em Itajaí, ao lado de um comparsa. Com eles, foram apreendidas máquinas de pagamento, uma moto com caixa de entrega e um cartão de uma vítima enganada no dia anterior.

Mais de 100 golpes em SC

Os dois homens foram presos em flagrante e também tiveram a prisão preventiva decretada. A quadrilha é suspeita de aplicar mais de 100 golpes no estado, sendo 42 deles em Joinville e 16 em Itajaí.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.