Segurança Compartilhar
Atenção

Como procurar ajuda em casos assédio ou violência contra mulher

Em 2024, Santa Catarina registrou em média 263 ocorrências por dia

• Atualizado

Beatriz Agnes

Por Beatriz Agnes

Como procurar ajuda em casos assédio ou violência contra mulher | Imagem ilustrativa. | Foto: Reprodução/iStock/pepifoto
Como procurar ajuda em casos assédio ou violência contra mulher | Imagem ilustrativa. | Foto: Reprodução/iStock/pepifoto

Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança apontou o avanço da violência contra a mulher. Segundo a pesquisa “Elas Vivem: um caminho de luta”, a cada 24 horas, em média, 13 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência em 2024. 

Se você está enfrentando violência, lembre-se de que pedir ajuda é um ato de coragem. Por isso, o SCC10 vai mostrar como procurar apoio; confira:

No portal da Polícia Civil de Santa Catarina, você pode encontrar os contatos das delegacias e a delegacia da mulher.

O programa “PC por Elas”, da Polícia Civil de Santa Catarina, é composto por um conjunto de ações que promove acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sofreram violência doméstica.

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:

  • orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
  • informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
  • registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
  • registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.

É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.

Violência contra a mulher em SC

Segundo informações da colunista Sol Urrutia, primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10, a soma dos números de registros de violência contra a mulher em Santa Catarina dá um panorama de uma realidade que persiste nos mais diversos ambientes da sociedade.

Pelos dados divulgados pelo Governo do Estado, em 2024 foram registrados em média 263 ocorrências por dia. O maior patamar dos últimos cinco anos.

Veja o comentário:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.