Chuvas no Acre: Ministério envia equipes e remédios ao Estado
Temporais e enchentes deixam desabrigados e colocam saúde da população em risco
• Atualizado
O Ministério da Saúde enviou kits com 32 tipos de medicamentos para atender a população do Acre, afetada pelos temporais que atingiram o estado nos últimos dias. Além do remédios, o ministério também enviou equipes de apoio. Os técnicos e os remédios chegaram ao estado nesta quinta-feira (30).
Por causa das chuvas, o volume de água do Rio Acre subiu mais de sete metros, alagou ruas, invadiu casas e deixou centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas. Além da capital Rio Branco, outras cidades como Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia, também foram castigadas pela enchente.
Os kits incluem, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras e seringas, além de hipoclorito de sódio (solução 2,5%), que pode ser usado para tratar a água para consumo humano. Entre os medicamentos, estão aqueles da atenção básica como antibióticos e Anti-inflamatórios que podem ser utilizados nas situações secundárias acarretadas pelo alagamento, como doenças respiratórias ou doenças transmitidas por vetores.
Doenças
O tétano acidental e a leptospirose estão entre os principais riscos à saúde humana, em situações como essa. Para o primeiro caso, a vacina é a melhor alternativa, mas em caso de contaminação é indicado o soro antitetânico. Já a leptospirose, é transmitida principalmente pela urina contaminada de roedores, que se mistura à água. Doenças respiratórias também são comuns em situações como essa, segundo o Ministério.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO