Caso Amber: entenda a história por trás do sistema usado durante buscas de adolescente em SC
A origem do "Amber Alert" está relacionada ao desaparecimento de Amber Hagerman
• Atualizado
O sistema Amber Alert Brasil, usado para auxiliar nas buscas de crianças ou adolescentes desaparecidos foi usado pela primeira vez em Santa Catarina, durante o desaparecimento de uma adolescente de 16 anos, em Joinville.
Leia Mais
Mas você sabe de onde veio esse nome? A origem do “Amber Alert” está relacionada ao desaparecimento de Amber Hagerman, de nove anos.
Entenda
Segundo informações do portal New York Post, em 1996, Amber Hagerman foi sequestrada enquanto andava de bicicleta em Arlington, no Texas, nos Estados Unidos.
Quatro dias após o desaparecimento, o corpo da criança foi encontrado em um riacho a cerca de seis quilômetros de distância. Ainda de acordo com o portal, o autor do crime nunca foi capturado.
O programa Amber Alert, criado nos Estados Unidos, foi adotado pelo Brasil para contribuir e auxiliar nas buscas em casos de rapto ou sequestro de crianças. Quando ativado, ele dispara publicações nas plataformas da Meta, com a descrição da criança sequestrada e possíveis suspeitos.
Caso de adolescente desaparecida em SC
A adolescente de 16 anos que havia desaparecido no dia 15 de fevereiro, no bairro Profipo, em Joinville, no Norte catarinense, foi encontrada em Balneário Camboriú nesta quarta-feira (25). Ela foi localizada pelas equipes policiais em um imóvel abandonado.
A descoberta do paradeiro da adolescente foi possível o protocolo Amber Alert Brasil ter sido acionado. De acordo com a Polícia Civil, a menina foi encontrada em condições precárias de saúde e higiene, sem água ou comida, e encaminhada ao hospital para atendimento médico necessário.
A Polícia Civil irá investigar as circunstâncias do desaparecimento e verificar se houve induzimento à fuga, à automutilação ou ao suicídio via redes de jogos online, conforme previsto nos artigos 122 e 248 do Código Penal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO