Carga ilegal de agrotóxicos é apreendida em porto de SC
Um dos agrotóxicos foi proibido em setembro de 2020 e o outro em agosto de 2014
• Atualizado
Uma carga ilegal de agrotóxicos foi apreendida na quarta-feira (6) no porto de Itapoá (SC), após uma fiscalização do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Receita Federal e com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Foram 20 mil litros de paraquate e 19 mil litros de endossulfam que estavam camuflados em outros produtos. O valor aproximado dos produtos chega a R$ 4 milhões. Essa foi uma das maiores apreensões já feita no país, por via marítima.
Agrotóxicos
No Brasil, o paraquate foi proibido em setembro de 2020 e o endossulfam em agosto de 2014, em decorrência de reavaliação toxicológica feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pela primeira vez neste tipo de operação, o Mapa utilizou o espectrômetro portátil com tecnologia de espectroscopia no infravermelho com transformador de Fourier (FTIR), que em poucos minutos possibilitou aos auditores fiscais federais agropecuário fazerem a identificação.
Os agrotóxicos sem registro no Mapa, contrabandeados e possivelmente falsificados, representam risco para a agropecuária pela ausência de procedência e eficácia no controle e combate às pragas, além de risco para a saúde.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO