Segurança Compartilhar
Regalia

Câmara aprova proposta que acaba com saídas temporárias de presos

Atualmente, a norma permite as "saidinhas" em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Texto foi aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários | Agência Brasil
Texto foi aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários | Agência Brasil

Na noite de quarta-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou a proposta que acaba com as saídas temporárias, conhecidas também como “saidinhas”, em presídios. Aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários, o projeto segue agora para o Senado, que deve analisar as alterações dos deputados.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Capitão Derrite (PL-SP), ao Projeto de Lei 6579/13, do Senado. O parlamentar alterou a proposta inicial, que limitava as saídas temporárias dos presos no regime semiaberto, para suspender completamente o benefício. Atualmente, a norma permite as “saidinhas” em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo.

Derrite afirma que a suspensão da saída temporária é necessária, uma vez que grande parte dos condenados cometem novos crimes enquanto desfrutam do benefício e muitos não retornam ao sistema prisional. “A saída temporária não traz qualquer produto ou ganho efetivo à sociedade, além de prejudicar o combate ao crime”, avalia.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), por sua vez, ressalta que as “saidinhas” são um privilégio dos condenados que estão em regime semiaberto e, por isso, criticou o fim do benefício. “A saída temporária é uma prova de que a pessoa já está própria ao convívio com a sociedade, não estamos falando de criminosos em regime fechado, mas pessoas que estão próximas do final da pena”, diz.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.