Suspensas buscas por desaparecidos após queda de ponte pênsil entre SC e RS
Uma pessoa segue desaparecida
• Atualizado
No início da noite desta segunda-feira (20), foram suspensas as buscas no Rio Mampituba, por vítimas da queda da ponte pênsil que lida os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), uma pessoa segue desaparecida, e seu desaparecimento pode estar ligado com a queda da ponte. As buscas para localizar essa possível vítima serão retomadas nesta terça-feira (21) nas primeiras horas do dia.
As buscas iniciaram ainda na madrugada desta segunda após a queda e seguiram ao longo do dia. O trabalho foi realizado em conjunto com o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), CBMSC, Polícia Militar, Polícia Civil e Brigada Militar. “O CBMSC empregou, ao longo dia, 08 militares (sendo 02 mergulhadores), duas motonáuticas, uma embarcação. Além disso, contou com o apoio do CBMRS com equipamentos e militares”, afirmou em nota o CBMSC.
Segundo os bombeiros, o número de vítimas e a lista de desaparecidos está sendo coordenada pela Polícia Civil. “Como informações chegam a todo momento, esse número pode oscilar de um boletim para o outro (…) Nesse caso, pessoas que estavam na lista de desaparecidos fizeram contato com seus familiares, por isso saíram da lista e o número foi atualizado”, informaram os bombeiros
Queda da ponte
Na madrugada de segunda-feira (20), por volta das 2h20min, a ponte pênsil que liga os municípios de teve os cabos rompidos e desabou. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte para travessia quando ela cedeu e várias pessoas caíram no Rio Mampituba.
“Os bombeiros gaúchos e catarinenses trabalharam no resgate e, até o momento, não há informações sobre vítimas”, informou a prefeitura de Torres, por meio de nota. “Ao atravessar a ponte, há placas informativas sobre a capacidade máxima: 20 pessoas”, completou o comunicado.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do RS, pelo menos 30 pessoas foram resgatada e, ao menos 15, foram encaminhadas para atendimento médico.
Assista ao vídeo do momento da queda da ponte
Busca por desaparecidos
Veja imagens do local nesta manhã
Mesma ponte cedeu no dia da inauguração em 1984
Segundo informações do site da prefeitura de Torres, antes da construção da ponte de concreto que permite o fluxo de carros entre os estados, a ponte pênsil era o único elo entre as cidades de Torres e Passo de Torres assim como a Balsa que funcionou a poucos metros do local.
Em 1984, no dia em que foi inaugurada, ela não suportou a o peso das pessoas e autoridades e acabou cedendo. Não houve vítimas, mas o fato verídico, com traços alegóricos que com alguma imaginação foi incorporado ao folclore local.
A ponte pênsil de Torres é considerada um dos pontos turísticos da cidade. Feita de madeira e cabos de aço, sua travessia é feita apenas por pedestres.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO