Bombeiros resgatam uma pessoa a cada 12 minutos no litoral catarinense
Em relação à temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento
• Atualizado
O Corpo de Bombeiros Militar registrou um histórico de uma ocorrência a cada 12 minutos no litoral catarinense. No período de 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024, as equipes salvaram 2.153 pessoas em situação de risco.
Por dia, nas 12h em que os postos guarda-vidas estão ativos, cerca de 60 pessoas puderam retornar aos seus lares com vida, visto que essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito.
Redução de 40% no número de óbitos
Segundo dados do CBMSC, em relação à temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área com serviço de guarda-vidas. Na temporada 2023/2024 foram somente três óbitos, enquanto na anterior foram registrados 5.
Leia Mais
Orientação para banhistas
A indicação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas busquem se banhar próximo dos postos guarda-vidas, que se informem sobre os significados de cada bandeira de sinalização, estejam atentos às orientações dos guarda-vidas, respeitem os avisos sonoros (apitos) e as abordagens preventivas e, principalmente, tenham senso de auto prevenção.
Desde o início da temporada já foram realizadas mais de 7 milhões e 450 mil ações de prevenção que envolvem a abordagem direta de banhista (areia e mar), recepção de excursões, ronda na areia da praia, entrega de pulseirinhas para as famílias que estão com crianças ou pessoas que necessitam dessa identificação, entre outros.
Sendo assim, a CBMSC solicita que os banhistas observem as orientações de prevenção ao afogamento e não ignorem os riscos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO