Segurança Compartilhar
Surpreendente

Bebê nasce em casa com ajuda da equipe do SAMU

Esse é o segundo parto realizado pela mesma equipe na mesma semana

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

Na madrugada desta quinta-feira (24), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atendimento a uma gestante em trabalho de parto, no bairro Águas Claras, em Brusque. A gestante, de 28 anos, apresentava fortes contrações quando a equipe chegou ao local.

Vinte minutos depois, em torno das 4h da manhã, o parto foi realizado. O menino nasceu em um parto sem intercorrências. Após serem realizados os cuidados imediatos pós parto, o recém-nascido e a mãe foram conduzidos ao hospital Azambuja para continuidade do atendimento.

Esse é o segundo parto da mesma equipe na semana. No dia 22 de junho (terça-feira), a equipe realizou atendimento de gestante em trabalho de parto em torno da 01h20, no bairro Limeira. A recém nascida, do sexo feminino, já havia nascido antes mesmo do SAMU chegar. A mãe e o bebê também foram encaminhados ao hospital.

Leia mais:

Lactantes, gestantes e puérperas sem comorbidades já podem receber a vacina contra a Covid-19 em SC

Com a chegada de novas doses a Santa Catarina e a distribuição aos municípios, a vacinação das lactantes, mulheres em fase de amamentação, maiores de 18 anos, poderá ter início. O governador Carlos Moisés sancionou nesta quinta-feira, 17, a lei de autoria do deputado João Amin que incluiu as mulheres em período de amamentação no grupo prioritário.

“Essa é uma importante ação para avançar ainda mais na cobertura de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. Com a imunização, protegemos as mães e as crianças, nossa futura geração”, afirmou.

Para que possam ser vacinadas, as lactantes devem apresentar prescrição ou declaração médica que ateste a sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS. A vacina contra a Covid-19 para este público também deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

Este grupo só poderá ser vacinado com doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer.

A ordem de vacinação das lactantes depende do quantitativo de doses recebido do Ministério da Saúde e deve seguir as datas:

Lactantes que amamentam crianças:

  • com até 6 meses de idade poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho
  • entre 6 meses a < de 1 ano de idade, a partir de 26 de junho;
  • entre 1 ano a < de 2 ano de idade, a partir de 3 de julho;
  • maiores de 2 anos de idade, a partir de 10 de julho.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.