Bebê engasgado é salvo por policiais em SC
Os soldados agiram rapidamente, aplicando a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da criança
• Atualizado

Um bebê de 2 anos e 11 meses que estava engasgado foi salvo por policiais militares na tarde de quarta-feira (26), em Saltinho, Oeste catarinense. A mãe, desesperada ao ver seu filho perder a consciência, pediu socorro aos agentes que realizavam patrulhamento na rua Rufino, no bairro Cidade Alta.
Leia Mais
Diante da gravidade da situação, o sargento Albarello e o soldado Hassler agiram rapidamente, aplicando a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da criança. Após o procedimento, o menino voltou a respirar normalmente.
Para garantir que não houvesse complicações, o bebê foi encaminhada ao hospital de Campo Erê, onde permaneceu em observação. A rápida ação dos policiais foi fundamental para salvar a vida da criança.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO