VÍDEO: Bebê de quatro meses se engasga e é salvo por bombeiros no Oeste de SC
O resgate durou cerca de um minuto
• Atualizado
Um bebê de apenas quatro meses se engasgou com secreção e foi salvo pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Piratuba, no Meio-Oeste, na noite desta sexta-feira (23). O resgate durou cerca de um minuto.
De acordo com os bombeiros, o caso iniciou às 21h50, quando um veículo chegou acionando a buzina em frente à corporação de Piratuba. O bombeiro comunitário Gustavo Andrey iniciou as manobras de desengasgo.
O momento foi registrado pelas câmeras de segurança. Enquanto o bombeiro realiza as manobras, os pais acompanham aflitos. Com as manobras, em cerca de 45 segundos, o bebê foi salvo.
Bebê se engasga e é salvo por bombeiros; veja o momento
Engasgamentos
Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atendeu 104 casos envolvendo engasgamento de crianças menores de 1 ano. Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:
- Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
- Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
- Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
- Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
- Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO