Bebê de 23 dias é salvo por bombeiros após engasgar em SC
De imediato, os socorristas realizaram manobras de desengasgo para desbloquear a respiração do recém-nascido
• Atualizado
Um bebê de 23 dias foi salvo pelos bombeiros após engasgar durante a madrugada desta terça-feira (1º), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O episódio foi registrado por volta das 00h31 no Acesso Plínio Arlindo de Nes.
Leia Mais
Bebê salvo por bombeiros após engasgar
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu o chamado e encontrou o recém-nascido no colo da mãe, com parte das vias aéreas obstruídas. De imediato, os socorristas realizaram manobras de desengasgo e aspiraram o conteúdo que bloqueava às regiões oral e nasal.
Após os procedimentos, o bebê reagiu com choro, sinal de que voltou a respirar normalmente. Em seguida, ele foi encaminhado pelos bombeiros até o hospital da Unimed, conforme solicitação dos pais.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO