Autor de ataque mortal em Nova Orleans é ex-militar americano, diz FBI
Identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, suspeito carregava bandeira do Estado Islâmico e explosivos no carro alugado
• Atualizado
Foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, o suspeito do ataque que matou ao menos 10 pessoas e feriu outras 35 em Nova Orleans, nos Estados Unidos, durante o Réveillon. Conforme informações divulgadas pelo UOL, Jabbar era um cidadão americano do Texas e ex-militar. Ele foi morto pela polícia após o ataque na Bourbon Street.
Durante coletiva de imprensa, autoridades confirmaram que Jabbar carregava uma bandeira do Estado Islâmico (ISIS) em sua caminhonete, além de armas e explosivos. “Até o momento, dois artefatos explosivos improvisados (IEDs) foram neutralizados”, informou Alethea Duncan, agente especial do FBI.
A caminhonete utilizada no ataque, uma Ford alugada, está sendo analisada pelos investigadores, que acreditam que Jabbar pode ter contado com ajuda para planejar o ato. “Não acreditamos que Jabbar tenha sido o único responsável”, afirmou Duncan.
FBI pede colaboração da população
O FBI classificou o caso como terrorismo e investiga possíveis conexões políticas ou religiosas entre Jabbar e o Estado Islâmico. A polícia federal norte-americana fez um apelo à população para que qualquer pessoa que tenha interagido com Jabbar nas últimas 72 horas entre em contato, além de enviar fotos ou vídeos que possam ajudar nas investigações.
*Com informações do UOL.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO