Ataques de hackers tiram do ar os sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS
Invasores publicaram uma mensagem na página alegando que "50 TB de dados foram copiados e excluídos"
• Atualizado
Desde o final da madrugada desta sexta-feira (10), quem tenta acessar o site do Ministério da Saúde encontra ele fora do ar.
Além disso, o site tinha uma mensagem de um grupo denominado Lapsus$ Group que deixou uma mensagem abaixo dizendo que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (terabytes) de dados está [sic] em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.
Além da invasão ao site do Ministério da Saúde, usuários também relataram que o aplicativo ConecteSUS, aplicativo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são utilizados para armazenar os comprovantes de vacinação, além de oferecer outros serviços, não estão funcionando.
Prefeitura de Florianópolis se manifesta sobre o ConecteSus fora do ar
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que, por conta de instabilidade no nesta sistema ConecteSus, do Ministério da Saúde, “a administração municipal não consegue fazer qualquer correção em doses que não constem no sistema. Para comprovação da vacinação em eventos a população pode utilizar o comprovante de papel, dado na hora da vacinação. Caso o cidadão tenha perdido, deve entrar em contato com o seu Centro de Saúde de Referência.”
Até o momento, a vacinação segue acontecendo na Capital.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO