Segurança Compartilhar
80 mortos

Ataque aéreo contra minoria étnica kachin mata dezenas em Mianmar

Bombardeio foi comandado por junta militar que governa o país desde fevereiro de 2021

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Twitter
Foto: Reprodução | Twitter

Pelo menos 80 pessoas morreram em um ataque aéreo da junta militar que comanda Mianmar, em Kachin, no norte do país, no último domingo (23). As vítimas celebravam o 62º aniversário da fundação da Organização pela Independência Kachin (KIO), uma minoria étnica que resiste a atual ditadura no país. 

Mianmar tem sido assolado por décadas por rebeliões de minorias étnicas em busca de autonomia, mas a resistência antigoverno aumentou notoriamente em todo o país com a formação de um movimento armado pró-democracia que se opôs à tomada militar em fevereiro de 2021. 

Os Kachin são um dos grupos rebeldes étnicos mais fortes e conseguem fabricar alguns de seus próprios armamentos. Eles também têm uma aliança frouxa com as milícias armadas das forças pró-democracia formadas no centro de Mianmar para combater o domínio do Exército.

100 feridos

Segundo informações, a celebração era realizada em uma base usada pelo Exército da Independência Kachin, braço armado do KIO, e duraria três dias. Havia entre 300 e 500 pessoas no local e ao menos 100 ficaram feridas no ataque, segundo o porta-voz do grupo à Associated Press. Ele também contou que quatro bombas foram lançadas pelas aeronaves do governo.

O escritório das Nações Unidas em Mianmar disse em comunicado que está “profundamente preocupado e entristecido” pelos relatos e “o que parece ser o uso excessivo e desproporcional da força pelas forças de segurança contra civis desarmados”, afirmou o escritório. 

O ataque acontece três dias antes dos ministros das Relações Exteriores do Sudeste Asiático realizarem uma reunião especial na Indonésia para discutir o aumento da violência em Mianmar.

* Com informações da Associated Press

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.