Exercícios físicos podem arriscar a saúde do coração? Especialista explica
Cardiologista Tales Carvalho fala sobre a saúde do coração
• Atualizado
O coração é o musculo mais importante do corpo, cuidar dele é essencial e a manutenção dos bons hábitos não deve ser uma tarefa difícil. Fatores como uma boa alimentação, diminuição de álcool, não tabagismo, controle do estresse e a prática de exercícios físicos são os mais importantes para manter a saúde do corpo. Porém, é muito comum surgir a dúvida: até quando é possível praticar exercícios sem arriscar o coração?
O cardiologista Tales de Carvalho, explica que o exercício físico é um excelente fator para a saúde de um modo geral e é essencial não apenas para prevenir problemas, mas também para tratá-los. Segundo ele, desde que o paciente cardiopata esteja clinicamente estável, ele está liberado para praticar exercícios físicos.
Quanto a dose, o cardiologista explica que é algo singular, que deve ser adequado para cada indivíduo.
“Perigoso é não fazer exercício, sedentarismo está entre os quatro primeiros fatores de risco para uma morte precoce. Às vezes o que é bom pra um pode ser muito ou pouco para outro. Quando o paciente se sente legal e o exercício ajuda ele a ficar melhor durante o dia, significa que a dose está adequada. Caso ele se exercite e sinta muitas dores e cansaço, quer dizer que ele passou do ponto e precisa diminuir o fluxo”.
Tales de Carvalho, cardiologista.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO