AVC é o mesmo que derrame? Neurologista explica sobre o assunto e deixa alerta
Especialista reforça que os sintomas estão relacionados à manifestações motoras e sensitivas
• Atualizado
O acidente vascular cerebral, conhecido como AVC, é uma doença silenciosa, que ocorre quando há falta de oxigênio e de energia em uma determinada região do cérebro. O fenômeno é classificado em dois tipos, sendo eles, hemorrágico e isquêmico, e deve ser levado a sério para a garantia de um tratamento eficiente e uma boa recuperação.
A dúvida de muitos é se o AVC seria a mesma coisa do que se conhece como derrame. O neurologista Fábio Siquineli afirma que sim e que o problema pode ocasionar uma “morte de neurônios”.
“O cérebro demanda muito oxigênio e energia, então ele precisa de uma circulação muito eficiente, que seja contínua e sem interrupções. Quando se tem um extravasamento de sangue, seja para dentro ou para fora do cérebro, acontece um AVC hemorrágico, esse tipo é menos frequente mas muito grave. Já a outra categoria é o AVC isquêmico, que ocorre quando há falta de oxigênio e de energia no cérebro, nesse tipo, há uma interrupção de fluxo sanguíneo em uma região cerebral, o que causa uma morte de neurônios”, explica Siquineli.
No podcast Sua Saúde desta segunda-feira (24), o neurologista explica as possíveis causas e o que pode evitar a doença. Além disso, ele reforça que os sintomas estão relacionados à manifestações motoras e sensitivas e que paralisias no corpo e na fala podem ocorrer. Segundo Fábio, caso o paciente desconfie que está tendo um derrame, ele precisa acionar um serviço hospitalar imediatamente.
Assista ao episódio desta segunda-feira (24) sobre AVC:
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO