A reposição de vitaminas é mesmo necessária?
Hematologista Lygia Peters comenta sobre métodos de reposição que são contraindicados
• Atualizado
As vitaminas são elementos essenciais para a produção de energia no organismo e funcionam promovendo qualidade de vida e evitando doenças. Normalmente, uma pessoa adulta e saudável encontra as vitaminas necessárias em uma dieta padrão, com legumes, proteínas e gorduras.
Entretanto, mesmo com a indicação de uma alimentação de qualidade e hábitos de vida saudáveis, atualmente muitas propagandas incentivam a reposição de vitaminas por meio de capsulas ou até mesmo sorologia. A hematologista Lygia Goretti Peters explica que um paciente saudável dificilmente precisará complementar vitaminas.
“Acredito que uma pessoa saudável pode passar a vida inteira sem precisar dosar zinco, selênio, cobre e alumínio. Vemos algumas pessoas dosando esses metais pesados sem necessidade, nem indicação. Eu sempre digo, gaste o seu dinheiro com comida e não com multivitamínicos”.
Lygia Goretti Peters, hematologista.
A hematologista explica ainda sobre a soroterapia e a terapia intravenosa, que vêm sendo usadas com justificativa de que ajudariam na performance da academia, em questões estéticas, melhora da memória, do estresse e até mesmo do câncer. Lygia reforça que não há estudos científicos que comprovem a eficácia do método para tais fins e que os produtos utilizados podem ter efeitos adversos. “Existem inclusive produtos dessa ordem que são proibidos. Caso o paciente receba, ele pode denunciar ao CRM-SC”.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO