Vômito e mal-estar? entenda quando a intoxicação alimentar é preocupante
A intoxicação é causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados
• Atualizado
Se você está sentindo náuseas, diarreia e dor abdominal, pode estar com intoxicação alimentar. Além desses sintomas, pode ocorrer vômitos, febre, desidratação, perda de peso e até queda da pressão arterial nos casos mais graves. A intoxicação é causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada.
Causas comuns
De acordo com o Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral da Clínica Gastro ABC, a intoxicação pode ser provocada por vírus (como o rotavírus), bactérias (Salmonella, E. Coli, entre outras), fungos e até produtos químicos. Esses agentes podem contaminar alimentos e água durante o manuseio, preparo ou armazenamento.
Além da intoxicação alimentar, consumir alimentos contaminados pode levar a outras doenças, como diarreias virais ou bacterianas, toxoplasmose e até doenças mais graves, como o botulismo.
Alimentos de risco
Qualquer alimento contaminado pode causar intoxicação, mas os alimentos de origem animal, como carne, ovos e peixes, são mais propensos a conter bactérias e fungos, especialmente se não forem armazenados corretamente.
Prevenção
Para evitar intoxicação, o Dr. André recomenda tomar cuidados simples, como:
- Manter o saneamento básico adequado
- Lavar bem as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro
- Tomar cuidado ao preparar e armazenar os alimentos.
Se você tiver uma intoxicação alimentar leve, hidratação e repouso geralmente são suficientes. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 24 a 48 horas, se você sentir fraqueza, náuseas/vômitos que dificultem a ingestão de medicamentos ou se tiver febre persistente, é importante buscar ajuda médica.
*Com informações de Terra
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO