VÍDEO: você passa muito tempo no celular? Saiba como isso pode causar miopia
Casos de miopia disparam após pandemia e já afetam 59 milhões de brasileiros
• Atualizado
O número de pessoas com miopia vem crescendo de forma acelerada no Brasil e no mundo, e o principal vilão é o tempo excessivo diante das telas. Segundo o Conselho Nacional de Oftalmologia, cerca de 59 milhões de brasileiros já sofrem com o problema de visão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) tendência de alta nos problemas de visão começou durante a pandemia, período em que o isolamento social e o uso intenso de dispositivos eletrônicos se tornaram parte da rotina. De acordo com o Instituto Internacional de Miopia, em 2020, cerca de 30% da população mundial apresentava o distúrbio. A projeção é de que até 2050, uma em cada duas pessoas no planeta pode desenvolver miopia.
A oftalmologista Fábia Helena Crespo, explicou ao SBT News o que acontece nos olhos de quem tem a condição. “Na miopia, o que acontece é que a imagem que o paciente vê se forma antes de chegar à retina. O ideal é que a imagem se forme na retina para que a gente consiga enxergar com nitidez”, detalha a médica.
A médica alerta que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações. “Com o aumento da miopia, também cresce o número de casos de alta miopia, acima de 6 graus. Esses pacientes, além da dificuldade visual, podem desenvolver outras doenças oculares, como problemas na retina, descolamento de retina, glaucoma e patologias que podem causar perda da visão”, explica Fábia.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO