Varíola dos macacos: Ministério da Saúde torna notificação obrigatória
Desde o início de maio, ao menos 120 casos da doença foram confirmados em 15 países
• Atualizado
O Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação de casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. A decisão, desta sexta-feira (27), determina que suspeitas sejam informadas à pasta em até 24h. A determinação vale tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a rede privada. Até o momento, não há casos do tipo de varíola no Brasil.
A recomendação vale para Estados e Municípios, e determina que casos com o sintoma da doença sejam informados. A medida veio após a Argentina confirmar o primeiro caso da doença no país.
A varíola dos macacos é um tipo de varíola, considerada uma doença rara. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe, como febre, exaustão e dor de cabeça. Infectados pela doença também apresentam erupção na pele, rosto e corpo.
Segundo divulgação do Ministério da Saúde, a varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, “com transmissibilidade moderada entre humanos”. Desde o início de maio, ao menos 120 casos da doença foram confirmados em 15 países.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO