Unimed SC recebe Selo Ouro de Acreditação da ANS
Das 668 operadoras de planos de saúde com beneficiários ativos no Brasil, apenas 3% já conquistaram o Selo Ouro da agência reguladora
• Atualizado
A Unimed Santa Catarina recebeu selo de Acreditação nível 1 (Ouro) concedido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que faz o controle e a certificação da qualidade e da segurança dos serviços prestados aos beneficiários dos planos de saúde em todo o país.
Leia Mais
A marca atingida pela operadora Unimed SC atende à RN/ANS 507 (Resolução Normativa que dispõe sobre a eficiência de Planos Privados de Assistência à Saúde), representando um padrão de excelência em gestão organizacional e em assistência, que reflete diretamente na satisfação do cliente e no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS/ANS).
A distinção alcança um grupo muito seleto de planos de saúde brasileiros. A ANS informa que apenas 3% das operadoras do Brasil possuem o reconhecimento no nível máximo, entre as 668 operadoras que atendem aos cerca de 52 milhões de beneficiários ativos no país.
No Sistema Unimed, 2 Federações Estaduais possuem selo Ouro: Santa Catarina e São Paulo. No estado, também as cooperativas Unimeds Chapecó e Litoral receberam a nota máxima da acreditação.
A prioridade em colocar o beneficiário no centro do cuidado destacou a operadora catarinense entre os 169 requisitos avaliativos da agência reguladora, classificados como essenciais, complementares e de excelência.
Entre os pontos fortes elencados pela ANS junto à Unimed SC destacaram-se a cultura de melhorias contínua dos serviços, a aproximação entre lideranças e colaboradores, o participativo processo de planejamento estratégico, a reciclagem anual do Código de Conduta e da Gestão de Riscos, além das ações de responsabilidade socioambientais.
Ainda contaram pontos o cumprimento de diretrizes essenciais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Governança e Compliance, assim como o cumprimento da rigorosa legislação do setor.
O presidente da Federação Unimed SC, Dr. Sérgio Malburg Filho, comemorou a acreditação junto aos mais de 1 milhão de catarinenses que têm o plano de saúde da cooperativa médica no Estado, os 7 mil médicos cooperados e toda a equipe.
“Parabéns aos que se dedicam tanto a cada dia e mostram um resultado espetacular, que culminou com nossa acreditação no nível Ouro da ANS. A equipe é incrível e o resultado é realmente merecedor, pelo trabalho e competência de todos. Estamos muito orgulhosos com a conquista, que reflete diretamente junto aos nossos clientes, médicos e parceiros”, disse o presidente.
A operadora Unimed SC é formada pela Federação Unimed no Estado, que integra as cooperativas médicas prestadoras: Canoinhas, Centro Catarinense (com sede em Videira), Concórdia, Curitibanos, Jaraguá do Sul, Riomafra (com sede em Mafra), Vale do Iguaçu (com sede em Porto União) e Xanxerê.
Unimeds Catarinenses são destaque no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
Todas as Unimeds de Santa Catarina estão entre as melhores do IDSS da ANS, que mede a qualidade dos planos de saúde
As 22 Unimeds Catarinenses e a Federação Unimed SC também se destacam na pontuação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é uma análise realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para medir a qualidade das operadoras de planos de saúde no país.
A avaliação é uma espécie de “nota” das empresas obtida a partir da verificação dos resultados alcançados em quatro dimensões centrais: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.
Nesses quesitos, a média alcançada pelas Unimeds no estado em 2024 foi de 0,8219 (do total de 1), tendo duas cooperativas conquistando a nota máxima: Unimed Chapecó e Unimed Litoral, com a terceira colocação ocupada pela Federação Unimed SC, com nota 0,8987.
O IDSS faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) e contribui com a evolução do segmento de saúde suplementar em todo o Brasil, assim promove a melhoria da gestão e o aperfeiçoamento das normas regulatórias da própria ANS.
Dessa forma, a agência reguladora ajuda no poder de escolha de pessoas físicas e jurídicas em comparar e decidir qual a melhor opção de plano de saúde.
Dimensões Avaliadas
Atenção à Saúde
Leva em conta a qualidade da atenção assistencial à saúde prestada aos beneficiários e avalia as ações de prevenção e promoção à saúde.
Garantia de Acesso
Avalia o acesso e a qualidade da rede assistencial que o beneficiário pode recorrer para ser atendido pelo seu plano.
Sustentabilidade no Mercado
O objetivo é monitorar a situação econômico-financeiro das operadoras e o nível de satisfação dos beneficiários.
Gestão de Processos e Regulação
Essa dimensão afere o cumprimento das obrigações que as operadoras possuem com a ANS, incluindo o envio de informações e dados para apuração do IDSS.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO