UBS, UPA ou hospital? Saiba onde ir em caso de atendimento médico em Lages
Cada um dos serviços tem um papel específico no cuidado à saúde da população
• Atualizado
Para garantir um atendimento mais eficiente e com qualidade, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta a população sobre qual é o serviço de saúde mais adequado para cada situação. O sistema público de saúde da cidade é estruturado com Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Cada um destes serviços tem um papel específico no cuidado à saúde da população.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Atenção Primária
As UBSs são a porta de entrada do SUS e devem ser a primeira opção para a maioria dos problemas de saúde. Elas estão preparadas para resolver cerca de 80% das demandas da população, incluindo:
- Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes
- Pré-natal e planejamento familiar
- Saúde da mulher e da criança
- Prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- Vacinação, curativos, inalações, administração de medicamentos, coleta de exames e atendimento odontológico
Em Lages, há 27 UBSs, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Fora desses horários, os atendimentos devem ser direcionados à UPA.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Urgência e Emergência Intermediária
A UPA Dra. Maria Gorete dos Santos, em Lages, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. É o local indicado para situações que exigem atendimento rápido, mas que não são casos graves o suficiente para os hospitais.
Priorizando situações de complexidade intermediária, como crises de hipertensão e convulsões, a UPA oferece uma estrutura completa para o diagnóstico e observação do paciente.
A estrutura da UPA conta com raio-X, eletrocardiograma, laboratório, leitos de observação e atendimento pediátrico.
Hospitais – Casos graves e de alta complexidade
As emergências hospitalares são reservadas para situações críticas, com risco iminente de vida e que exigem recursos avançados, como:
- Cirurgias de emergência
- Atendimento a traumas graves
- Complicações obstétricas e partos
- Exames e procedimentos de alta complexidade
Geralmente, o acesso aos hospitais ocorre por meio de encaminhamentos do Samu, UPA, Corpo de Bombeiros ou ambulâncias da rede pública.
Samu (192) – Atendimento de urgência em qualquer lugar
Ao ligar para o número 192, o cidadão entra em contato com uma central de regulação com médicos e profissionais treinados para avaliar cada situação e orientar o melhor procedimento. O Samu pode:
- Prestar orientações por telefone
- Enviar ambulâncias com suporte básico ou avançado
- Atender em residências, locais de trabalho ou via pública
Organização para salvar vidas
Cada serviço de saúde em Lages tem um papel específico no cuidado da população. Saber onde buscar atendimento é essencial para garantir agilidade, qualidade e, muitas vezes, salvar vidas. Em caso de dúvida ou urgência, o telefone 192 do Samu é o melhor caminho para avaliação imediata.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO