Tratamentos do SUS oferecem maior proteção contra o HIV
O objetivo dos tratamentos é reforçar a proteção contra o vírus
• Atualizado
Dois tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser estratégias importantes na prevenção do vírus HIV. Uma pílula, um medicamento que pode diminuir as chances de transmissão da doença. O objetivo da pílula é reforçar a proteção contra o vírus.
Um paciente de Florianópolis optou por tomar os comprimidos para se sentir mais seguro.
“É uma doença que não tem cara, é uma doença crônica. E a gente não sabe quem tem. Eu tomo como uma forma de ter mais cuidado comigo mesmo”
São dois tratamentos diferentes para motivos distintos. Ambos são direcionados para pessoas com sorologia negativa, ou seja, que não convivem com o HIV. A Profilaxia Pré-Exposição (PREP) combina dois componentes ativos em um único comprimido. Ele deve ser tomado todos os dias, sempre no mesmo horário. Ele bloqueia os caminhos que vírus percorre pelo corpo quando entra em contato com a corrente sanguínea. Se por acaso o paciente tiver uma relação desprotegida ou se a camisinha, por exemplo, estourar.
Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de emergência. São dois compridos direcionados para pessoas que tiveram contato sexual desprotegido, mas que não fazem uso contínuo da PREP. A medicação tem duração específica de 28 dias e o tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após contato sexual de risco.
“Tem práticas de maior risco de contrair o HIV, quem teve que utilizar a PREP após exposição, teve uma infecção sexualmente transmissível, refere o uso inconsistente do preservativo, tem relações sexuais com alguém HIV e não trata ou é profissional do sexo, essas são pessoas que podem ser candidatas a usar a PREP”, explica o médico da família, Ronaldo Zonta.
Apesar de ser eficiente para o HIV, a PREP não deve ser a única forma de prevenção já que ela protege contra o vírus, mas não contra outras doenças que também são transmitidas a partir do contato sexual. Por isso, a prevenção deve ser combinada com o preservativo.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO