Toda desatenção é TDAH?
O SUS oferece todo o diagnóstico e tratamento para a condição
• Atualizado
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o índice de casos de TDAH em crianças varia de 3% a 5% no mundo. Na sociedade contemporânea, que exige conexão e produção contínua, sinais de desatenção, inquietação e estresse são mais comuns. Mas isso não significa que seja TDAH.
Leia Mais
O que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por sinais persistentes, como desatenção, inquietação e impulsividade. Esses sinais podem prejudicar a vida educacional, profissional e social da pessoa.
Em caso de suspeitas, busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima para orientações e avaliação inicial da situação. O acompanhamento é essencial para melhorar a qualidade de vida.
O SUS também oferece serviços especializados que são indicados para continuar a avaliação, o acompanhamento e confirmar o diagnóstico.
Geralmente, o início dos sintomas ocorre na infância, e eles podem persistir por toda a vida. A intensidade e característica variam de acordo com a pessoa e a idade.
Alguns sintomas podem ser:
- Agitação constante;
- Dificuldade de se conectar em atividades longas;
- Dificuldade para organizar e planejar tarefas;
- Facilidade em se distrair com estímulos do ambiente;
- Esquecimentos.
Diagnóstico e tratamento pelo SUS
O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica e psicossocial completa, e o tratamento será de acordo com os impactos e as necessidades de cada pessoa.
Atenção!
A automedicação oferece um risco à saúde e não deve ser feita sem avaliação profissional.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO