Telemedicina Xanxerê: moradores podem realizar consultas online 24h por dia
Para ter direito a esse serviço, é necessário ser morador de Xanxerê e estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde
• Atualizado
O município de Xanxerê contará com um novo serviço ofertado pela Prefeitura para a população: o Telemedicina Xanxerê, a partir desta quarta-feira (5). Com a inovação, os moradores poderão realizar consultas médicas por videochamada 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, de forma gratuita.
Leia Mais
Sendo o primeiro município do Oeste do estado a implantar este tipo de serviço, o atendimento será feito por médicos clínicos gerais, de forma rápida, segura e acessível. O objetivo do Telemedicina Xanxerê é proporcionar ainda mais comodidade e agilidade para a população, ampliar o acesso aos serviços de saúde que contemplam a Atenção Básica de Saúde.
A prefeitura reforça que para ter direito a esse serviço, é necessário ser morador de Xanxerê e estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde. Caso a pessoa nunca tenha consultado em uma Unidade Básica de Saúde, terá que ir pessoalmente até a UBS de referência que atende ao bairro em que reside.
Para quem já tem cadastro e precisa fazer a consulta, basta acessar o site pelo celular ou computador. Para fazer o login, é necessário informar o CPF e, na primeira vez, usar como senha os seis primeiros dígitos do CPF. Depois, se preferir, é possível criar uma nova senha nas configurações. É preciso ler e aceitar os Termos de Uso para continuar.
Em seguida, é preciso escolher a opção Pronto Atendimento Médico e ativar a câmera e o microfone para a videochamada. Além disso, ao acessar o site para a consulta, o paciente deverá preencher as informações sobre os sintomas e para quem é a consulta.
Durante a consulta, o médico pode indicar o tratamento, prescrever receitas e até solicitar exames, quando necessário. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a empresa através do whatsapp (17) 99116-8016 ou e-mail: suporte@ailine.com.br.
Inovação no atendimento
A secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que o serviço de Telemedicina é uma inovação do SUS, principalmente depois da pandemia.
“Hoje, felizmente, estamos tendo a grata satisfação em entregar este serviço para a população de Xanxerê. As pessoas, dentro de suas casas, poderão acessar e usufruir deste serviço, que está todo integrado à Atenção Básica de Saúde.”
Francis Mara ressaltou ainda que este serviço visa desafogar as filas no Hospital Regional São Paulo e nas unidades de saúde, por isso da importância da adesão das pessoas.
Em sua fala, o prefeito em exercício de Xanxerê, Adenilso Biasus, disse que a saúde sempre foi tratada como prioridade na atual administração, a exemplo de programas como Corujão da Saúde, Saúde no Lar, do aumento no número de médicos e de equipes de ESF nas unidades básicas de saúde, reformas em todas as unidades, nova UBS do bairro dos Esportes e a construção do Centro Integrado de Saúde.
Biasus acrescentou ainda o grau de eficiência do serviço de Telemedicina nas cidades que já fazem uso, onde mais de 80% das pessoas que buscam o serviço têm um atendimento resolutivo e apenas 20% buscam um atendimento complementar em uma unidade de saúde ou ao hospital.
“Por isso, reforço aqui a importância desse serviço que estamos implantando hoje e da necessidade de todos aderirmos.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Saibro, disse que este é um momento muito especial para o município.
“Hoje estamos dando um passo importante para a saúde do nosso município e também para aliviar as demandas existentes, pois quem, um dia, imaginou que estaríamos consultando com um médico através do telefone. Parabéns à Administração Municipal por mais esta importante ação.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO