Tanzânia confirma novo surto do vírus de Marburg
O vírus de Marburg é transmitido por morcegos frugívoros e pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas ou superfícies contaminadas
• Atualizado
A Tanzânia confirmou nesta segunda-feira (20) o segundo surto do vírus de Marburg, após a detecção de um caso positivo e 25 suspeitos na região de Kagera.
Leia Mais
A doença, uma febre hemorrágica altamente letal, já havia sido apontada como suspeita em 14 de janeiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), após o registro de 13 mortes e dois casos em apenas cinco dias.
A presidente Samia Suluhu Hassan confirmou o caso em coletiva ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Felizmente, os pacientes suspeitos restantes testaram negativo”, afirmou Hassan. As autoridades locais continuam monitorando rigorosamente os demais casos no distrito de Biharamulo.
Vírus de Marburg
Detectado pela primeira vez em 1967, o vírus de Marburg é transmitido por morcegos frugívoros e pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas ou superfícies contaminadas.
Embora causadas por vírus diferentes, o Marburg e a Ebola são membros da mesma família e clinicamente semelhantes.
Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça e mal-estar, evoluindo rapidamente para hemorragias graves. Não há vacinas ou tratamentos antivirais específicos, mas cuidados como reidratação podem aumentar a sobrevida.
A Tanzânia já havia enfrentado um surto de Marburg em março de 2023, com nove casos (oito confirmados e um provável) e seis mortes, resultando em uma taxa de letalidade de 67%. Outros surtos ocorreram em Angola, República Democrática do Congo, Gana, Uganda, entre outros países da África.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO