Saúde Compartilhar
PODE SER FATAL!

Soda cáustica e água oxigenada: saiba os riscos de consumir leite adulterado

Se consumidas em excesso, as substâncias podem levar à morte

• Atualizado

Redação

Por Redação

Soda cáustica e água oxigenada: saiba os riscos de consumir leite adulterado | Foto: Reprodução/Canva
Soda cáustica e água oxigenada: saiba os riscos de consumir leite adulterado | Foto: Reprodução/Canva

A ‘Operação Leite Compen$ado’, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), identificou nesta semana um esquema de adulteração de laticínios. Entre as estratégias utilizadas, estava a inclusão de água oxigenada e soda cáustica no leite destinado à venda em mercados.

A operação, iniciada em 2013, busca combater a fraude na produção de leite em todo o país e prendeu cinco pessoas em uma fábrica de Porto Alegre.

Que toda substância química em excesso pode levar à morte, todo mundo sabe, com isso, a água oxigenada e a soda cáustica não ficariam de fora. Em entrevista ao ‘Canaltech’, o professor de química, Joaquim Dantas Neto, explica que: “Como o produto é ingerido, há risco de contaminação interna, o que torna o quadro mais grave.”

Por que os produtos fazem mal à saúde?

Mesmo que a água oxigenada e a soda cáustica tenham sido bem diluídas, a mistura ainda é nociva para o corpo humano. Nestes casos mais leves, a pessoa que ingeriu o leite adulterado pode apresentar vômitos e irritação gastrointestinal, principalmente no esôfago.

O professor reforça: “Agora, caso a concentração desses produtos químicos se encontre alta, a ingestão leva a queimaduras internas sérias e até a morte.”

No caso da soda cáustica, existe dois adendos: o que o efeito corrosivo pode ser mantido nessa mistura com leite, já que é uma base inorgânica forte, havendo elevado poder de reação, dentro ou fora do corpo e, que ela é uma substância cancerígena.

“Quando entramos em contato com a soda cáustica externamente, tipo na pele, devemos lavar abundantemente com água, até ter a certeza que toda a base foi diluída ou removida”, explica. “Quando esse processo ocorre internamente, não conseguimos lavar imediatamente e nem abundantemente, onde a queimadura vai progredindo lentamente, o que torna a contaminação cada vez mais séria.”

Água oxigenada e soda cáustica no leite?

A adição desses dois produtos na fórmula do leite é uma forma de tentar aumentar o prazo de validade do produto. A empresa ‘reutilizava’ os produtos que deveriam ser descartados, adicionando a mistura de soda cáustica com água oxigenada.

“A água oxigenada mata os microorganismos presentes no leite e é utilizada em outros tipos de alimentos, mas em concentrações extretamente controladas”, afirma Joaquim.

“Já a adição de soda cáustica (hidróxido de sódio) serve para controlar a acidez do produto, deixando o pH do leite menos ácido”, complementa. Isso busca enganar a percepção e os sentidos do consumidor.

*Com informações de Canaltech.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.