Servidora é acusada de emitir atestados médicos falsos em SC, diz prefeitura
A prefeitura informou que há casos em que mais de 50 atestados foram apresentados em um único ano
• Atualizado
Uma servidora da Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, está sendo acusada de emitir atestados médicos falsos no Hospital Regional Ruth Cardoso. Segundo a administração municipal, o caso se estende há anos.
Leia Mais
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) com apoio da prefeitura da cidade, cumpriu um mandado de busca e apreensão, neste sábado (12), após a Secretaria de Gestão de Pessoas ter identificado a apresentação, por parte dos servidores, de atestados com suspeita de fraudes.
Servidora é acusada de emitir atestados médicos falsos
Com a suspeita, um procedimento administrativo foi aberto e a irregularidade foi confirmada. A administração municipal informou que o suposto esquema fraudulento se estende há anos e uma averiguação nos atestados apresentados nos últimos cinco anos será feita.
“Dentre os servidores investigados, há casos em que mais de 50 atestados apresentados em um único ano”, disse a prefeitura.
Para conter o possível esquema, a Secretaria de Gestão de Pessoas emitiu uma normativa que estabelece o controle mais rígido dos atestados, o que resultou em uma redução significativa.
“Em 2024, a Prefeitura de Balneário Camboriú registrou em média 1.780 atestados por mês, com custo ao erário de R$ 19 milhões. Com a normativa expedida pela atual administração os afastamentos foram reduzidos praticamente pela metade“, afirmou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO