Segurar o cocô pode ter consequências graves para a saúde; veja o motivo
Para uma rotina 'saudável', há uma crença que se deve evacuar todos os dias
• Atualizado
Você já ouviu falar em “retenção voluntária”? Esse fenômeno acontece quando o desejo natural de ir ao banheiro é ignorado. Mais comum entre pessoas que trabalham em escritórios, o ato de “segurar o cocô” pode trazer consequências graves à saúde.
Para o gastroenterologista, Peter Katelaris, “algumas pessoas ‘seguram o cocô’ porque podem considerar inconveniente ou constrangedor ir ao banheiro durante o trabalho. Outras não gostam de usar um banheiro público compartilhado e preferem usar seu próprio banheiro.”
Leia Mais
Estudos apontam que as pessoas que fazem isso frequentemente desenvolvem uma série de sintomas devido à interrupção dos hábitos intestinais, causando inchaço, desconforto e constipação.
A sugestão do professor é de ir ao banheiro quando há vontade ‘real’ de defecar, afinal, ir sem vontade, pode levar a um esforço forçado, podendo causar fissuras ao redor do ânus e hemorroidas.
Os cuidados precisam ser maiores com pessoas mais velhas, pois o esforço excessivo pode aumentar a pressão arterial, levando a um ataque cardíaco ou derrame. O professor destaca que: “assim como comemos quando temos fome, bebemos quando temos sede e dormimos quando estamos cansados, também devemos responder ao desejo de evacuar quando recebemos a mensagem para ir ao banheiro.”
Para uma rotina de evacuação “saudável”, há uma crença amplamente difundida de que você deve evacuar todos os dias. “O que é normal para uma pessoa pode não ser normal para outra. Em geral, a maioria dos adultos evacua entre três vezes por dia e três vezes por semana”, observou o professor.
Para uma boa saúde intestinal, é recomendada uma dieta saudável, ingestão adequada de líquidos e exercícios, já que esforços físicos de qualquer tipo também ajudam no funcionamento intestinal.
*Com informações de New York Post
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO