SC bate novo recorde na saúde com 16 mil cirurgias eletivas em outubro
O número representa um crescimento de 76% em comparação com o mesmo período em 2022
• Atualizado
Santa Catarina atingiu um novo recorde com a realização de 16.021 cirurgias eletivas com internação em outubro. O número representa um crescimento de 76% em comparação com o mesmo período em 2022, quando foram feito 9.100 procedimentos.
Esse cálculo refere-se apenas às cirurgias eletivas em que há internação do paciente, casos que registravam mais filas em Santa Catarina.
“Estamos passando a limpo a Saúde do estado, ampliando a realização de cirurgias, melhorando a infraestrutura dos nossos hospitais, levando os procedimentos mais próximos do cidadão catarinense. Muito já foi feito e ainda vamos avançar mais, para continuar diminuindo o sofrimento das pessoas”, destaca o governador Jorginho Mello.
Além disso, outros meses deste ano também tiveram números expressivos. Em julho, 15.769 procedimentos foram registrados, e em agosto, 14.661. Segundo o Sistema de Regulação (Sisreg), de janeiro a outubro de 2024, foram realizadas 131.940 mil cirurgias eletivas com internação.
A conquista da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ocorreu por meio de várias ações iniciadas em 2023, como a abertura de leitos de enfermaria e de UTI, habilitação estadual em cardiologia para oito hospitais e em ortopedia para 14 hospitais. Também foi implementada a Tabela Catarinense de procedimentos, pagamento até 12 vezes a tabela SUS, e do Programa de Valorização dos Hospitais.
Além disso, a SES contratou mais sete unidades privadas que passaram a atender de forma pública, chegando a uma rede de 198 hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
“Estamos trabalhando em parceria com os hospitais e com os municípios para garantir que as cirurgias sejam realizadas em um tempo digno”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO