Saúde Compartilhar
Inovação

Saúde em Florianópolis avança com redução no tempo de espera de atendimentos

Capital catarinense celebra redução de até 73% no tempo de espera das UPAs e o novo complexo hospitalar para atender melhor a população.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Crédito: Allan Carvalho/PMF
Crédito: Allan Carvalho/PMF

Florianópolis registrou uma grande redução nos tempos de espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em dezembro de 2024, os pacientes com classificação de risco laranja esperaram, em média, apenas 12 minutos para serem atendidos, uma queda de 73% em comparação com os 46 minutos do mesmo período de 2023.

Redução de tempo de espera nas UPAs melhora acesso ao atendimento

Os avanços são resultado de investimentos em infraestrutura e da ampliação do Alô Saúde Floripa, que atendeu mais de 18 mil solicitações no último mês de dezembro. Com essa estratégia, 90,8% dos pacientes que inicialmente buscariam as UPAs tiveram seus problemas resolvidos de forma remota, diminuindo a demanda presencial nas unidades.

Outras classificações também registraram melhorias importantes: o tempo médio para risco amarelo caiu de 50 para 22 minutos, enquanto para as classificações verde e azul a redução foi de 1h32 para 1h e de mais de 3 horas para 1h15, respectivamente.

Esses avanços são especialmente relevantes durante a alta temporada, quando o número de atendimentos nas UPAs aumenta em até 50% devido ao fluxo de turistas, que ultrapassa 1,5 milhão de pessoas. “Nosso objetivo é sempre garantir agilidade e eficiência, especialmente nos períodos de maior demanda. O atendimento rápido reflete diretamente na qualidade de vida do paciente”, destaca o secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil.

Crédito: Allan Carvalho/PMF

Multihospital Floripa: o futuro da saúde em um só lugar

Enquanto o tempo de espera diminui nas UPAs, Florianópolis avança também na ampliação da rede de saúde com os serviços no Multihospital Floripa. Localizado no antigo aeroporto, no bairro Carianos, o complexo reúne oito dispositivos públicos e inclui o primeiro hospital municipal da cidade, operando no modelo de Hospital Dia.

O hospital oferece consultas ambulatoriais, exames para diagnósticos mais precisos e ainda cirurgias de baixa e média complexidade, como oftalmológicas, ortopédicas e vasectomias, com tempo máximo de permanência de 12 horas por paciente.

O local é integrado à maior UPA da capital, com infraestrutura moderna e nove consultórios especializados, agilizando o atendimento da região do Sul da Ilha.

O complexo ainda inova com o Centro de Atenção Psicossocial 24 horas e o Espaço Acolher Floripa, que centraliza serviços de assistência, saúde e segurança pública para atender crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situação de violência, reduzindo deslocamentos e evitando a revitimização.

A cidade também celebra a inauguração da primeira Ótica Pública, que oferece óculos gratuitos, incluindo armações e lentes, para pessoas de baixa renda. Completam o complexo a Central de Material Esterilizado Centralizada e a Escola de Saúde Pública, além da 2ª Delegacia de Polícia da Capital, equipada com a Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres.

Crédito: Allan Carvalho/PMF

Novo tempo na saúde pública da cidade: inovação para a população

O Multihospital Floripa, com mais de 13 mil m², o reúne oito dispositivos públicos projetados para integrar diferentes serviços de saúde, segurança e assistência social. A unidade tem estrutura completa, para dar conta da demanda dos serviços mencionados, são nove consultórios, incluindo clínicos, pediátricos e odontológicos, além dos espaços especializados para agilizar o atendimento e integrar serviços.

A proximidade com o hospital garante acesso rápido a exames laboratoriais e de imagem, otimizando diagnósticos e tratamentos. Uma saúde mais acessível para moradores da capital de Santa Catarina.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.