Santa Catarina registra mais de 340 mil casos prováveis de dengue
169 municípios catarinenses são considerados infestados pelo Aedes aegypti
• Atualizado
O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (19) pela DIVE informou que Santa Catarina tem mais de 340 mil casos prováveis de dengue, com 260 óbitos confirmados. 169 municípios catarinenses são considerados infestados pelo Aedes aegypti.
Com apenas dois dias para o início do inverno, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre os cuidados necessários para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, mesmo em dias mais frios. A doença, que pode levar a complicações graves e até à morte, requer a manutenção de medidas preventivas ao longo de todo o ano.
Além disso, a população deve estar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.
“O mosquito tende a circular menos em dias mais frios, entretanto, ele continua a depositar seus ovos, que podem aguentar mais de um ano em ambiente seco, e eclodirem assim que as condições favoráveis retornarem”, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de Santa Catarina.
Brasil lidera ranking mundial de casos de dengue
Com quase 6,3 milhões de casos prováveis de dengue, sendo mais de 3 milhões confirmados em laboratório, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com maior número de notificações da doença em 2024. Em seguida estão Argentina, com 420 mil casos prováveis; Paraguai, com 257 mil casos prováveis; e Peru, com quase 200 mil casos prováveis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO