Samu realizou mais dois partos por dia em ambulâncias de SC em 2025
Ao longo de quatro anos, Samu realizou mais de 3,4 mil partos em SC
• Atualizado
Durante os últimos quatro anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vem realizando cada vez mais ocorrências de partos em Santa Catarina. Os números já passam de 3,4 mil nas Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA).
Durante este ano, em 2025, o número já é de 854 partos realizados, batendo um recorde de crianças nascidas em condições inesperadas.
Números de ocorrências em SC
Os números em Santa Catarina vem subindo a cada ano. Entre janeiro de 2022 e outubro de 2025, exatamente 3.449 ocorrências de partos foram atendidas pelas unidades do Samu.
Nas USAs foram registradas 1.055 ocorrências. Já nas USBs, 2.394 atendimentos foram registrados. Em Santa Catarina, o município a ter mais ocorrências entre esse período, é Joinville, com 119 atendimentos registrados.
Veja quais cidades do estado tem mais partos em ambulâncias do Samu no ano de 2025:
- Joinville: 88 ocorrências;
- Chapecó: 59 ocorrências;
- Itajaí: 44 ocorrências;
- Jaraguá do Sul: 41 ocorrências;
- Lages: 33 ocorrências;
- Itapiranga e Guaramirim: 31 ocorrências;
- Blumenau: 28 ocorrências;
- Florianópolis: 23 ocorrências;
- Ponte Serrada: 18 ocorrências;
- Navegantes: 16 ocorrências.
Casos de partos realizados pelo Samu em 2025
Em 2025, um caso que marcou tanto a família, quanto a equipe, aconteceu no mês de setembro, em Timbó.
Bruna, a gestante, estava grávida de gêmeos. Após consultar e ser liberada no hospital de Blumenau, teve que retornar ao hospital durante a madrugada com fortes dores.
No trajeto de volta ao hospital, o pai, Adriel da Silva, precisou parar no acostamento e acionar uma unidade do Samu. Entretanto, um dos bebês nasceu antes que a equipe chegasse ao local.
O segundo bebê ficou preso e precisou de ajuda médica. Durante o atendimento, a equipe conseguiu fazer a reanimação da criança em parada cardiorrespiratória, além de reverter uma parada cardiorrespiratória causada por hemorragia, na mãe, Bruna.
Nas palavras da enfermeira, Sofia dos Santos, “foi uma ocorrência marcante e de grande realização profissional”.
Outro caso, aconteceu em Urupema, no dia 4 de junho. Andriele, a gestante, que entrou em trabalho de parto no carro da Saúde.
O parto foi realizado pelo condutor socorrista da USB, Thiago Pires, que retirou o cordão umbilical do pescoço do recém-nascido.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO