Saiba o que é babesiose: doença que pode ser mortal e preocupa os EUA
Pesquisador Paddy Ssentongo aponta um aumento de 9% ao ano nos casos da doença no país
• Atualizado
A babesiose, uma doença grave transmitida por carrapatos, está preocupando pesquisadores dos Estados Unidos. Conforme Paddy Ssentongo, foi registrado um aumento de 9% ao ano, entre 2015 e 2022, da doença em estados americanos.
Ssentongo é pesquisador de doenças infecciosas do Penn State Health Milton S. Hershey Medical Center e foi entrevistado pelo New York Post. Segundo ele, quatro em cada 10 pacientes foram coninfectados com outras doenças durante a picada do carrapato.
Ainda de acordo com o pesquisador casos da babesiose são mais comuns durante mudanças de estações, temperatura, umidade e precipitação. Veja a pesquisa completa de Ssentongo aqui.
Conforme apurado pelo New York Post, em 2019, a taxa de mortalidade nos EUA foi de 0,57%. Sendo que cinco pessoas morreram naquele ano em Nova York, duas em Massachusetts e uma em Maryland.
Babesiose nos EUA
A doença é causada pelo parasita Babesia. Nos Estados Unidos ela é transmitida principalmente pela picada de um carrapato de patas pretas. E tal qual a malária, infecta células vermelhas do sangue.
A transmissão também pode ocorrer por meio de transfusões de sangue, transplantes e de mãe para filho.
Babesiose no Brasil
Conforme a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, no Brasil a doença é transmitida por carrapatos do gênero Ixodes. O primeiro caso de babesiose no Brasil foi registrado em 1983, no estado de Pernambuco. No entanto, desde então não foram registrados muitos casos no país.
Pesquisas da Fiocruz revelaram a presença do parasita da babesiose humana em roedores, o que leva os cientistas a desconfiar estes animais podem servir como reservatório da doença.
Sintomas parecidos com a malária
Depois que a pessoa é picada pelo carrapato infectado, os sintomas aparecem, aproximadamente, dentro de sete a 28 dias. O paciente apresenta um quadro clínico similar ao da malária:
- febres intercaladas
- anemia
- problemas intestinais
- cansaço
- dor no corpo
- dor de cabeça
- calafrios
Conforme a Fiocruz, se não for diagnosticada e tratada corretamente, a babesiose humana pode levar à morte. Sendo que nem todos desenvolvem as formas mais graves da doença. Muitos, inclusive, não apresentam sintoma algum de infecção.
*Com informações do New York Post e da Fiocruz.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO