FOTOS: reservatórios de água parada geram preocupação no Norte de SC
Os agentes relatam que alguns quintais estão com muitos lugares que facilitam o acúmulo de água
• Atualizado
Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Barra Velha, no Norte catarinense, divulgou imagens impressionantes de reservatórios de água parada em residências da região. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha, por meio da diretoria de Vigilância Epidemiológica, alerta os moradores da cidade para o elevado número de focos de água parada e os riscos relacionados à dengue.
O município tem realizado o trabalho de aplicação de inseticidas, de orientação, eliminação e tratamento dos criadouros do Aedes aegypti. No entanto, os resultados acabam sendo menos eficientes devido a quantidade de focos que servem de criadouro para os mosquitos.
“Os agentes tem nos relatado que alguns quintais estão com muitos lugares que facilitam o acúmulo de água e isso dificulta nossa ação, pois o pessoal espera pelo fumacê e não elimina os criadouros”, alerta a Juliana Zimmermann, Coordenadora do Programa de Combate a Dengue.
Juliana explica que o inseticida aplicado com a bomba costal ou pelo fumacê (método de aplicação com veículo automotivo e equipamento de dispersão do veneno) mata os mosquitos em fase adulta, mas não elimina as larvas e os ovos.
“É indispensável que a população elimine os criadouros do mosquito e mantenha os quintais e residências limpos e livres do acúmulo de água para que o combate ao mosquito tenha os resultados esperados”, alerta Juliana.
Dessa forma, a equipe do programa de Combate a Dengue orienta para que a população fique atenta aos pratos de vasos de plantas, piscinas sem tratamento, limpeza das calhas, potes de água de animais de estimação e descarte de lixo em terrenos baldios.
Veja as fotos dos reservatórios com água parada
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO