Remédio para emagrecer e álcool: é seguro consumir os dois juntos?
De acordo com o nutrólogo, cirurgião e nutricionista Durval Junior, esses medicamentos atuam fortemente no estômago e no intestino, podendo causar enjoos, vômitos, diarreia e constipação intestinal
• Atualizado
O uso de remédios como Ozempic, Wegovy e Mounjaro tem mostrado resultados promissores na perda de peso, mas será que quem faz esse tratamento pode consumir bebida alcoólica? Embora não haja uma contraindicação direta, especialistas alertam que o álcool pode atrapalhar os efeitos do remédio e até intensificar alguns sintomas desagradáveis.
Leia Mais
De acordo com o nutrólogo, cirurgião e nutricionista Durval Junior, esses medicamentos atuam fortemente no estômago e no intestino, podendo causar enjoos, vômitos, diarreia e constipação intestinal.
Como o álcool também tem impacto no sistema digestivo, o consumo pode potencializar esses efeitos. Além disso, o especialista alerta que o tratamento exige cuidados com hidratação, alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.
Pode consumir remédio para emagrecer e álcool?
Ainda assim, pequenas quantidades de álcool podem ser permitidas. Segundo Durval, drinks feitos com bebidas destiladas e misturas leves, como gim tônica zero com limão ou caipirosca com adoçante stevia, têm menor impacto na medicação.
Por outro lado, bebidas fermentadas, como cerveja, devem ser evitadas, pois podem agravar os efeitos colaterais e comprometer os resultados da perda de peso.
Entre os remédios mais populares, há diferenças quanto ao impacto do álcool. “O consumo durante o tratamento com Mounjaro gera menos efeitos colaterais do que com Ozempic, por exemplo”, explica o especialista.
Além disso, um estudo recente mostrou que o Ozempic reduz significativamente a vontade de beber, o que pode ser um benefício extra para quem deseja cortar o álcool.
No final das contas, a escolha é do paciente, mas o recomendado é moderação. “O alto custo desses medicamentos e a ressaca mais intensa causada pela interação com o álcool são boas razões para evitar o consumo excessivo”, finaliza Durval.
*As informações são do portal Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO