Prevenção ao câncer de mama: mulheres de Joinville participam de bate-papo informativo
Ação é promovida pelo Hospital Dona Helena em parceria com as Lojas MM.
• Atualizado
Nesta manhã de sexta-feira (28), o hospital Dona Helena e as Lojas MM de Joinville fizeram um bate-papo com funcionárias e clientes do estabelecimento comercial. O assunto: prevenção ao câncer de mama.
“Temos muitas clientes acima dos 40 anos e tivemos casos de câncer de mama na empresa, felizmente todas curadas. Vem daí a nossa ideia de fazer essa parceria informativa, focada da prevenção. Percebemos que nós mulheres temos muitas dúvidas sobre os cuidados, onde buscar ajuda, como faz em caso de perceber alguma modificação na mama”, explica Jordana de Souza, gerente da Lojas MM.
Hoje, segundo informou a enfermeira do Hospital Dona Helena Luana Daniela Pereira, entre os tipos de câncer, o de mama é o mais prevalente. Prevê-se que o crescimento de casos seguirá aumentando, com a estimativa de que uma entre oito mulheres terão a doença.
“Com prevenção, podemos detectar o câncer em um estágio mais inicial, possibilitando a escolha correta do tratamento e, consequentemente, a cura”, explica Luana.
Como perceber o câncer de mama?
Um caroço no seio, acompanhado ou não por dor, é o sintoma mais comum de se percebido durante o autoexame. Segundo informações do Ministério da Saúde, outras situações podem indicar um câncer: a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja ou ainda pequenos caroços embaixo do braço.
Ao detectar um nódulo, a paciente deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. Embora a maioria dos nódulos mamários seja benigna, apenas por meio de exames e acompanhamento médico é possível realizar a diferenciação de forma segura.
Hospital inaugura instalações e amplia capacidade de centro oncológico
Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento na infusão de quimioterápicos, o Hospital Dona Helena, localizado em Joinville, no Norte de Santa Catarina (SC), inaugura instalações do Onco Center, serviço especializado em hematologia e oncologia. A expansão acompanha o aumento progressivo do volume de pacientes que recorrem ao ambulatório: em 2018, foram 500 pessoas, e, neste ano, a estimativa é de chegar a quatro mil, segundo Lucas Sant´Ana, coordenador do Onco Center.
A inauguração fecha o mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Serão realizados dois eventos, no dia 26, para a comunidade médica, e no dia 27, para pacientes. José Tadeu Chechi Helena, ressalta que o investimento na oncologia está enquadrado no planejamento estratégico do hospital, que busca oferecer um sistema de saúde compatível com as demandas da comunidade.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO