Quedas são uma das principais causas de morte entre pessoas idosas, afirma Ministério da Saúde
Para muitos idosos, as consequências das quedas são graves
• Atualizado
Nesta segunda-feira (24), celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os riscos desse tipo de acidente, comum na população idosa.
As quedas são frequentemente atribuídas a alterações físicas relacionadas ao envelhecimento, como perda de massa muscular, equilíbrio e qualidade da visão e audição. Para muitos idosos, as consequências das quedas são graves.
No Brasil, quedas estão entre as principais causas de morte de pessoas com mais de 65 anos, de acordo com um levantamento do DATASUS, órgão ligado ao Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2022, as quedas mataram 70.516 idosos no país.
Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, um em cada três pessoas nessa faixa etária já caíram alguma vez. A maioria ocorre dentro de casa, representando 60% desses casos.
Para prevenir quedas em casa, especialistas recomendam medidas simples, como remover tapetes, manter os ambientes bem iluminados, instalar barras de apoio nos banheiros e escadas antiderrapantes. O uso de bengalas também pode ser crucial para garantir estabilidade ao caminhar.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO