Projeto verão: 4 dicas básicas para emagrecer
Pequenas mudanças na alimentação e nos hábitos diários podem trazer resultados surpreendentes
• Atualizado
Novembro chegou e, com ele, o aviso de que o verão está logo ali. Para quem ainda não se preparou para a estação mais quente do ano, a boa notícia é que ainda há tempo de iniciar o “projeto verão” e atingir os objetivos. Pensando nisso, veja 4 dicas básicas para alcançar resultados satisfatórios.
Leia Mais
Embora a pressa seja inimiga da perfeição, pequenas mudanças na alimentação e nos hábitos diários podem trazer resultados surpreendentes em poucas semanas.
Nesse sentido o Sport Life compartilhou segredos para o emagrecimento, com a ajuda da nutricionista Karla Maciel.
1. Rotina de exercícios físicos
Cerca de 47% da população brasileira é sedentária, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). O uso frequente da tecnologia pode ser um dos agravantes para esta condição, que impacta negativamente a saúde.
2. Sono de qualidade
A alimentação equilibrada e a movimentação física também podem favorecer a hora do relaxamento. As frutas vermelhas, como morango, cereja e mirtilos contêm melatonina, bem como antioxidantes e nutrientes essenciais, como ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, ferro e selênio.
Se possível, mantenha a exposição à luz intensa durante o dia, preferencialmente natural, e à luz fraca à noite para o alinhamento circadiano e desempenho adequado da função metabólica.
3. Cuide da saúde mental
Pensando na saúde integral de cada indivíduo, os cuidados cognitivos devem ser vistos como prioridade. A saúde mental impacta o apetite de maneira positiva ou negativa.
4 . Descascar mais do que desempacotar
A regra básica é evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que são opções com excesso de sódio, gordura saturada e açúcares.
É importante equilibrar as refeições, contemplar diferentes categorias de alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, semente de linhaça, peixes, fibras, gorduras boas e carboidratos.
Dica da nutri
“Cada indivíduo deve considerar suas necessidades específicas e limitações. Por isso, a orientação de um profissional faz toda a diferença durante o processo de emagrecimento”, recomenda a nutricionista Karla Maciel.
“Transtornos relacionados à saúde mental, incluindo depressão e estresse psicológico podem reduzir a motivação de um indivíduo para comer alimentos saudáveis e em alguns casos levar à alimentação excessiva”, concluiu a especialista.
*As informações são do Sport Life.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO