Problemas de distribuição de insulina colocam pacientes em risco
Essa não é a primeira vez que o estado sofre com a falta do medicamento.
• Atualizado
Santa Catarina está com falta de insulina nos postos de saúde pelo estado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que o responsável pelas entregas do medicamento é o Ministério da Saúde, e que estão atrasando as entregas recorrentemente.
Confira a nota na íntegra:
O medicamento insulina análoga de ação rápida – insulina análoga glulisina (de nome comercial Apidra) é adquirido de forma centralizada pelo ministério da saúde (MS), que o envia aos estados para dispensação aos pacientes cadastrados. A liberação do fornecimento está atrelado ao envio do medicamento por aquele órgão.
O Ministério da Saúde tem apresentado atrasos recorrentes nas entregas, e quando há entrega sempre é em número insuficiente. A última entrega de insulina análoga glulisina no estado foi dia 10/03/2022, no quantitativo de 3.256 seringas preenchidas (consumo mensal do estado 8.729). Atualmente, falta ser entregue no estado o quantitativo de 8.874 seringas preenchidas, referentes à programação do 1º trimestre/2022 (para atendimento dos pacientes no período de janeiro, fevereiro e março).
Conforme informações do Ministério da Saúde, o medicamento será entregue no dia 15/04/2022. Assim, o estado aguarda a entrega do medicamento por parte do Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, para que os pacientes possam ter acesso ao seu tratamento.
Saiba mais detalhes na reportagem:
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO