Primeiro caso positivo de Chikungunya em Xanxerê tem confirmação
O paciente, de 22 anos, veio do estado de Pernambuco para trabalhar na cidade
• Atualizado
Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, teve o primeiro caso positivo de Chikungunya confirmado nesta sexta-feira (26). De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o paciente, de 22 anos, veio do estado de Pernambuco para trabalhar na cidade.
Segundo informações, ele chegou em Xanxerê em 22 de agosto, mas já apresentava os sintomas desde o dia 17. A coleta de exame foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) no dia 23, e confirmado nesta sexta-feira.
Informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), no período de 02 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022, foram notificados 49 casos de Chikungunya em Santa Catarina. Desses, 26 foram descartados e 23 permanecem em investigação.
Em 2015, foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya, com transmissão dentro do estado. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive), um adulto, morador de Itajaí, no Litoral, contraiu no mês de maio a doença, transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que pode transportar o vírus da dengue.
A doença
É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O início dos sintomas ocorre de um a dez dias após a picada do mosquito, podendo chegar a doze dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema.
Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Cerca de 70 % dos indivíduos infectados por febre de Chikungunya desenvolvem sintomas.
Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da febre de chikungunya e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO