Prefeitura de Chapecó lança operação internamento involuntário; entenda
Ação foi realizada no Terminal de Transporte Coletivo Urbano, no bairro São Cristóvão, na Praça da Família e no bairro São Pedro.
• Atualizado
A Prefeitura Municipal de Chapecó realizou nesta quinta-feira (24), a operação “Internamento Involuntário” que busca tirar das ruas dependentes químicos para realizar o tratamento contra as drogas.
“Nós vamos tirar da rua os dependentes químicos e encaminhá-los para tratamento, seja voluntário, seja involuntário. Nós não queremos que ninguém fique na rua. Temos muitas famílias que estão sofrendo e nós vamos fazer de tudo para ajudar essas famílias. A droga mata”, disse o prefeito João Rodrigues.
Nesta manhã foram feitas abordagens no Terminal de Transporte Coletivo Urbano, no bairro São Cristóvão, na Praça da Família e no bairro São Pedro. No total, sete pessoas foram encaminhadas para tratamento, a maioria voluntariamente.
Segundo o Secretário Adjunto de Saúde, Nédio Conci, todas as pessoas foram levadas para o Centro de Atendimento Psicossocial e de Drogas e UPA. Após serão encaminhadas para Ibicaré, onde existe uma clínica ou hospitais da região, como Mondaí, Palmitos e Quilombo para tratamento especializado.
Além dos sete internados, um foi levado para a Casa de Passagem e posteriormente para seu município de origem, Coronel Freitas. A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, disse que já foram mapeados 30 dependentes químicos. Eles fazem parte de um grupo de pessoas que chegaram a ser abordados na rua, levados para a Casa de Passagem, mas retornaram para a rua.
No entanto, 152 foram encaminhados para emprego, 309 para outros municípios, 82 para tratamento químico e 62 retornaram para o vínculo familiar.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO